O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira, em Brasília, que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 42,8 milhões para a Caramuru Alimentos. Os recursos serão destinados, segundo comunicado do BNDES, à construção de uma unidade industrial para a produção de biodiesel, utilizando o óleo de soja como insumo principal.
O anúncio foi feito junto com o presidente do BNDES, Demian Fiocca, que participou com Lula do Encontro Nacional do Biocombustível. A fábrica da Caramuru terá capacidade instalada de produção de 100 mil toneladas de biodiesel por ano e será construída ao lado das instalações da processadora de soja da Caramuru, em São Simão (GO).
Os investimentos apoiados pelo BNDES atendem aos objetivos do Governo Federal de estimular a produção de biodiesel. O programa tem como meta diversificar a matriz energética brasileira, gerar emprego e renda no campo e reduzir as importações de diesel, atualmente de cerca de 5% do total consumido no País, da ordem de 40 bilhões de litros por ano.