Mercado

ANP quer regular mercado de álcool

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) decidiu regular o mercado de álcool anidro para garantir a oferta do produto e evitar variações bruscas de preço.

Uma resolução da agência, que ainda ficará em consulta pública no site do órgão regulador (www.anp.gov.br) por 15 dias, propõe que as distribuidoras comprem por meio de contratos de longo prazo (12 meses) volumes de álcool proporcionais a 70% do volume de gasolina comprado por meio de contratos mensais e anuais, que são homologados pela ANP, respeitada a proporção da mistura definida pelo governo.

Agência vai realizar leilão de compra de biodiesel

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) deve fazer um novo leilão de compra de biodiesel no fim deste ano ou no início de 2007. De acordo com o superintendente de Abastecimento da ANP, Roberto Ardenghy, o volume de compra deve ser de 150 milhões de litros, para entrega em 2007, a fim de garantir o suficiente para a mistura de 2% ao óleo diesel. Esse porcentual de mistura se tornará obrigatório a partir de 2008, aumentando para 5% a partir de 2013.

Caso o governo decida antecipar a adição de biodiesel à mistura, a quantidade a ser comprada no leilão será maior, disse Ardenghy, em entrevista coletiva no XI Congresso Brasileiro de Energia, no Rio.