Mercado

Distribuidora Ipiranga adere ao biodiesel

A Ipiranga Distribuidora também vai entrar na onda do biodiesel e marcou para entre setembro e outubro a estréia do combustível em seus postos, quase dois anos antes de se tornar obrigatório, seguindo o caminho de concorrentes como BR Distribuidora, AleSat e Shell.

Segundo o diretor de operações da companhia, José Luis Orlandi, a Ipiranga comprou 7 milhões de litros de biodiesel da Petrobras para fornecer aos seus clientes até o primeiro semestre do ano que vem. Se não for antecipada, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel passa a ser compulsória a partir de 2008.

“Esse volume que compramos vai ser entregue a partir de setembro e ao longo de 2007, o produtor vende antecipado e só então vai produzir, não tem como entregar tudo de uma vez”, explicou o executivo aos jornalistas, após palestra, ontem, no seminário Hart World Refining & Fuels Conference.

Já a produção de biodiesel, projeto que começa a ser estudado por distribuidoras como a AleSat, ainda está fora dos planos da Ipiranga, conforme Orlandi, apesar de a empresa ter paralisado as operações de refino de petróleo há cerca de dois meses, devido à defasagem do preço no mercado interno em relação ao internacional.