Mercado

Candidato diz que interior sofre perda de população

Ao participar ontem do programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes, o candidato Aloizio Mercadante defendeu maiores investimentos no interior de São Paulo. O petista sustentou, com base em estudos que apresentou no programa, que está ocorrendo diminuição da população no oeste paulista nos últimos 10 anos. Para ele, a predominância da cultura da cana nessa região desestimula a criação de uma nova economia. É papel do governo do Estado mudar essa realidade, disse.

Outro motivo que, segundo o candidato, contribuiu para esse esvaziamento do interior foi a construção de 23 presídios nessa região. Em algumas cidades a população carcerária é maior que a da própria cidade, afirmou, após participar da gravação. O programa que foi ao ar ontem à noite deveria contar com a presença de José Serra, candidato do PSDB ao governo, em um dos blocos, mas ele não aceitou o convite alegando ter problemas de agenda.

Mercadante, que é economista, defendeu mão firme do governo estadual na guerra fiscal. Na área econômica houve um baixo crescimento no período de 1996 a 2003 em São Paulo. De acordo com o IBGE, nesse período São Paulo cresceu 17,9% na indústria, enquanto os outros Estados cresceram cerca de 65,9%, em média, disse. Perdemos indústrias para outros Estados porque o governo do PSDB não encarou a guerra fiscal. Parte da indústria têxtil de Americana foi para o Mato Grosso do Sul, por exemplo. Durante o programa, Mercadante criticou a postura dos tucanos na questão da segurança.

Segundo ele, não deram à área a atenção necessária, por isso a crise tomou conta do Estado.

O senador, contudo, voltou a elogiar o governador Cláudio Lembo (PFL). O governador deixou de lado as divergências políticas e valorizou o povo de São Paulo, disse, lembrando que Lembo classificou de leviano associar o PT ao PCC.