Mercado

Paranaguá registra redução no embarque de açúcar

As exportações de açúcar pelo Porto de Paranaguá, considerando os embarques do produto ensacado e a granel, no acumulado deste ano (janeiro a agosto) representaram um volume de pouco mais de 1 milhão de toneladas, contra 1,6 milhão no mesmo período do ano passado.

Dados fornecidos pelo Setor de Estatística da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) revelam que de janeiro a agosto de 2003, o Porto de Paranaguá movimentou 88.092 toneladas de açúcar ensacado e 938.382 toneladas do produto a granel. Já no mesmo período do ano passado, os números foram: 189.684 toneladas de açúcar ensacado e 1,4 milhão de toneladas da carga a granel.

A expectativa da Administração Portuária é que a movimentação de açúcar pelo porto paranaense repita a boa performance do ano passado, quando foram embarcadas 344.520 toneladas do produto ensacado e 2,1 milhões de açúcar a granel. No final da primeira semana de setembro, por exemplo, um navio com bandeira de Malta carregava 33 mil toneladas de açúcar no Porto de Paranaguá com destino ao Porto de Odessa, na Ucrânia.

No registro geral, segundo levantamento da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), os dois portos movimentaram 22,6 milhões de toneladas entre janeiro e o último dia 5 de agosto, contra 28,5 milhões em todo o ano passado. Os números permanecem expressivos quando comparados ao quesito acumulado. Enquanto neste ano o volume ultrapassa 22 milhões de toneladas, o incide acumulado de 2002 (nos primeiros oito meses) chega a 19,4 milhões de toneladas.

Banner Evento Mobile