A Petrobrás informou ontem que o Espírito Santo superou pela primeira vez a marca de 100 mil barris de petróleo produzidos em um dia, tomando do Rio Grande do Norte a segunda colocação entre os maiores produtores de petróleo do País. Segundo a estatal, os campos no Estado produziram, em 20 de junho, 104,37 mil barris. O aumento da produção, que estava em 75 mil barris de petróleo por dia, se deu pela entrada em operação do terceiro poço produtor interligado ao navio-plataforma FPSO Capixaba, no Campo de Golfinho.
Dessa vazão recorde, 85% é de petróleo leve, de maior valor comercial para a Petrobrás e para o País, por seu efeito positivo na balança comercial – atualmente, a estatal importa óleo desse tipo para misturar ao pesado petróleo brasileiro em suas refinarias. A expectativa da companhia é de que outros três poços produtores sejam interligados ao FPSO capixaba ao longo do ano, o que proporcionará que sua capacidade total (100 mil barris por dia) seja alcançada até o fim do ano.
Com a entrada em produção da plataforma P-34, no Campo de Jubarte, litoral sul do Estado, prevista para o segundo semestre, somada à produção terrestre e à dos campos marítimos de Cação e Peroá, o Espírito Santo atingirá o nível de 180 mil barris/dia ainda neste ano. O campo de Golfinho receberá uma nova plataforma em 2009. Pela qualidade do óleo, a região é considerada uma das prioridades da Petrobrás nos próximos anos.