A boa concentração de matéria-prima na cana processada até o momento no centro-sul deve fazer com que a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica) revise para cima a projeção de rendimento industrial médio da safra na região, afirmou um diretor da entidade.
Em sua primeira e única previsão para a temporada 2006/07, a Unica estimou um crescimento apenas ligeiro na concentração de sacarose na cana do centro-sul frente à temporada anterior, de 142 quilos de ATR (açúcar total recuperável) em 2005/06 para 143 quilos.
O ATR é a matéria-prima contida na cana. É essa concentração que vai determinar o rendimento industrial, ou seja, quanto álcool e açúcar será produzido com a mesma quantidade de cana.
“O rendimento industrial este ano deve ser muito melhor que no ano passado, considerando as condições existentes até o momento”, disse à Reuters na noite de terça-feira o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, por telefone.
Ele afirmou que, com base nisso, a estimativa da Unica para o rendimento médio da safra deve ser revisado para cima em sua próxima divulgação de projeções oficiais.
A falta de chuvas observada nos últimos meses na maior parte do centro-sul ajuda na concentração do ATR. Essa estiagem poderia provocar uma diminuição na produtividade agrícola da safra (volume de cana por hectare), mas ela, se for confirmada, seria compensada pelo rendimento maior, disse Pádua.
“A gravidade (da estiagem), se existir, é na cana que será colhida no fim da safra. (Mas) por enquanto, a produtividade não foi afetada pela seca”, acrescentou ele.
Outro fator que colabora para o bom rendimento é que a colheita está ocorrendo no “tempo correto”, em que os níveis de concentração de sacarose estão mais altos.
Muitas vezes, quando a cana é colhida antes do tempo, o rendimento é sacrificado porque a planta moída ainda não está totalmente desenvolvida. Segundo Pádua, esse não é o caso desta safra, embora o início da moagem tenha sido antecipado frente ao começo oficial.
A moagem da safra de cana no centro-sul começou em 1o. de março e, no dia 30 de maio, 201 usinas das cerca de 240 existentes na região estavam operando, segudo a Unica.
O centro-sul, que responde por quase 90 por cento da safra brasileira de cana, obteve o rendimento industrial recorde na safra 2003/04, de 149,4 quilos de ATR por tonelada de cana.