Mercado

Tecnologia do etanol terá um fundo internacional

Brasil e França deverão anunciar na reunião de cúpula do G-8, em São Petersburgo, Rússia, a criação de um Fundo Internacional para a Divulgação da Tecnologia do Etanol em países em desenvolvimento. Integrada à finalidade do governo brasileiro de transformar o produto numa commodity e de promover parcerias para a cooperação nas economias mais pobres, a iniciativa terá o objetivo imediato de agregar valor à produção de cana-de-açúcar de países da África e do Caribe e de reduzir a dependência dessas nações do petróleo. A base para a criação desse fundo foi definida na Declaração sobre Biocombustível, documento mais amplo na área energética assinado ontem pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Jacques Chirac.

Apesar das controvérsias entre os dois países na OMC – tanto na Rodada Doha como no contencioso sobre açúcar, vencido pelo Brasil – o acerto sobre a criação do fundo somou-se a uma série de iniciativas internacionais. A França foi um dos primeiros países a apoiar a ambição do governo brasileiro de elevar o País à condição de membro permanente do Conselho de Segurança, no âmbito da reforma da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse apoio, segundo Chirac, continua válido.

GÁS NATURAL

O presidente do grupo francês Suez, Gerard Mestrallet, disse ontem que o conglomerado – que no Brasil controla a geradora de energia Tractebel – está pronto para participar de eventuais investimentos em plantas de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Brasil, caso as autoridades brasileiras concluam que esta possa ser uma saída para reduzir a dependência do gás importado da Bolívia. Não assinamos nenhum contrato, mas estamos disponíveis para conversar , disse Mestrallet após almoço na Confederação Nacional da Indústria que reuniu empresários franceses e brasileiros que integraram a comitiva do presidente Jacques Chirac.

Banner Revistas Mobile