O mercado mundial de álcool deve crescer cerca de 10% ao ano nos próximos 10 anos. Essa estimativa deverá garantir a competitividade dos preços do produto no médio prazo. A avaliação foi feita ontem por Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e diretor da consultoria Canaplan, durante evento de apresentação da Fenasucro 2206 (Feira Internacional Sucroalcoolei-ra), a ser realizada entre 16 a 22 de setembro em Sertãozinho juntamente com a IV Agro-cana (Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar).
Dificuldades
Segundo Carvalho, como outros produtos o setor sucroalcooleiro também vai enfrentar dificuldades protecionistas na Europa e nos Estados Unidos. “A vantagem é que não temos concorrente à altura, como ocorre com outros produtos, como a soja”, explicou.
Segundo o presidente da Câmara, o grande desafio hoje está em aumentar a produtividade no plantio, que permite ter um ganho de produção com a mesma área de plantio. “É a forma mais rápida de se aumentar a produção para podermos dar conta do crescimento da demanda”, explicou.
Conforme ele, é preciso que o álcool seja um produto que tenha viabilidade econômica, e isto, em sua opinião, não está ligado à lucratividade, mas sim de logística, condições de abastecimento, produto e infra-estrutura para atender a um mercado em crescimento.