Mercado

Planta Ceará 2006 inclui novas culturas

O Planta Ceará 2006 vai contemplar a introdução de novas culturas como o Urucum, Gergelim, Girassol e o Pinhão Manso, planta adequada a produção de óleo para biodiesel. A novidade está prevista para ser anunciada hoje, durante o lançamento do Plano de Safra Agrícola do Estado do Ceará para o próximo ano, pelo governador Lúcio Alcântara, na presença do secretário de Agricultura e Pecuária (Seagri), Carlos Matos, e de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de associações de produtores, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza.

A estratégia envolve a distribuição de sementes por meio do Programa Hora de Plantar e, no caso do girassol, além da valorização do óleo, a idéia é estimular o plantio em consórcio com o sorgo. Os agricultores cultivam tradicionalmente o feijão, milho híbrido, milho variedade, sorgo granífero e forrageiro, algodão, mamona, mandioca, castanha de caju, e cana-de-acúcar. O Estado do Ceará já é o segundo produtor de milho do Nordeste, perde apenas para a Bahia.

Os investimentos no programa somam R$ 273,34 milhões, recursos dos governos federal e estadual, informa o coordenador de Agricultura da Seagri, Emanuel Itamar Lemos Marques.