Mercado

Petróleo sobe 2% com aumento do frio e dados econômicos

O preço do petróleo encerrou o dia em alta nesta quinta-feira, com a chegada de uma tempestade aos Estados do nordeste do país, que deve aumentar a demanda por combustível para calefação.

O barril para entrega em janeiro, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, fechou cotado a US$ 58,47, registrando alta de 2%.

A divulgação de que a economia americana teve uma expansão anualizada de 4,3% no PIB dos EUA no terceiro trimestre também impulsionou a alta. O crescimento registrado no trimestre passado superou o dado preliminar divulgado anteriormente, de alta de 3,8%. Muitos investidores crêem que a demanda por energia pode superar a oferta nos próximos anos.

De acordo com a agência meteorológica Accuweather, nesta sexta-feira pode nevar em New England.

As baixas temperaturas pressionam os preços uma vez que as refinarias na região do Golfo ainda estão se recuperando dos danos causados pelos furacões Katrina e Rita.

Cerca de 36% da produção de petróleo e 30% da produção de gás natural permanecem bloquedas de acordo com o Serviço de Administração de Minerais.

A IEA (sigla em inglês para Agência Internacional de Energia) informou hoje que os estoques de gás natural caíram para 3,225 trilhões de metros cúbicos na semana que termina em 25 de novembro. A taxa é mais de 2% menor que um ano atrás, embora seja mais de 6% acima da média dos últimos cinco anos.