Mercado

Lula inaugura terceira maior usina de biodiesel do País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura hoje, na cidade piauiense de Floriano, a terceira maior usina de biodiesel do País, de propriedade do grupo empresarial Brasil Ecodiesel. A cerimônia, às 10h40, contará com a participação dos ministros Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia, e Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário; do governador do Piauí, Wellington Dias, e o diretor-geral da Ecodiesel no Nordeste, Nelson José Cortez da Silveira.

A fábrica, que produzirá combustível a partir do beneficiamento do óleo da mamona, tem capacidade para processar até 25 milhões de litros de biodiesel por ano. A idéia é que toda a matéria-prima (mamona) para o funcionamento da usina seja fornecida por agricultores familiares. Só no Piauí, quatro mil famílias estão envolvidas no plantio da mamona, com o apoio da Brasil Ecodiesel.

Antes da inauguração da usina, o presidente vistoria um trecho da BR-230, que passou por obras de recuperação. A inspeção na rodovia que liga Floriano a Picos será feita no entroncamento das BRs 230 e 343. Após os compromissos em Floriano, Lula segue de helicóptero para a cidade de Eliseu Martins, onde entrega à população um trecho restaurado da BR-135.

De lá, vai para a zona rural do município de Canto do Buriti com a finalidade de conhecer o trabalho que 700 famílias de agricultores rurais executam na unidade de produção comunitária de mamona Santa Clara, um dos projetos desenvolvidos pelo grupo Brasil Ecodiesel no Estado. No local, o presidente participa de cerimônia comemorativa da colheita de mamona para a produção de biodiesel. Também vai visitar as instalações do Grupo Escolar Lúcia Maria Oliveira.

Às 16h40, a comitiva presidencial deixa Canto do Buriti com destino à Teresina, fazendo escala em Floriano. Da capital piauiense, Lula embarca para Brasília. A chegada à Base Aérea da capital brasileira está prevista para às 20h25. As informações são da Radiobrás.