Nos eventos oficiais em que tem a oportunidade de pronunciar-se, o secretário especial do governo do Estado, Daniel Godoy, ilustra que existem no Paraná nove destilarias, 18 usinas de açúcar e álcool e que as exportações do setor representam 4% do agronegócio paranaense e 13% das exportações brasileiras.
Godoy também cita que nos últimos 13 anos, o Paraná passou a ocupar a segunda posição nacional em relação a produção de cana-de-açúcar e álcool.
A cana-de-açúcar é produzida em mais de 70% dos municípios da região Norte do Paraná, Noroeste, Norte Central e Norte Pioneiro, em 338.000 hectares, apenas 3,8% da área total plantada do Paraná. Emprega 4% da força de trabalho rural, cerca de 70.000 empregados, sendo 60.000 na área agrícola.
Os empregos gerados pelo setor estão concentrados em pequenas cidades do interior, que se ressente de dinamismo econômico para outras atividades agropecuárias e industriais.
Por razões climáticas, a base de produção do setor sucroalcooleiro está localizada na região Norte do Paraná, com 9 destilarias autônomas e 18 usinas de açúcar e álcool. As 27 unidades industriais do setor, representam 3% do valor da produção agropecuária do Paraná.