Mercado

Produção industrial cresce 9,6% em julho ante 2003

A industria brasileira mantém a trajetória de recuperação. A produção cresceu 9,6% no mês de julho quando comparada ao mesmo mês de 2003. Nesta base de comparação, as taxas se são positivas desde setembro do ano passado. Segundo dados divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com junho, a produção avançou 0,5%, marcando o quinto mês consecutivo de expansão.

Com o resultado de julho, a produção acumula alta de 7,8% em sete meses. No primeiro semestre, a expansão foi de 7,5%.

Segundo o IBGE, o comportamento favorável da atividade industrial ao longo dos últimos meses faz com que o índice acumulado nos últimos 12 meses prossiga com trajetória ascendente, passando de 3,9% em junho para 5,0% em julho.

O crescimento de 0,5% observado de junho para julho, segundo o IBGE, reflete aumentos de produção em 16 das 23 atividades que têm séries ajustadas sazonalmente. Os destaques são veículos automotores (5,4%), produtos de metal (7,0%), fumo (24,2%) e bebidas (4,9%). Na ponta contrária, farmacêutica (-6,3%), outros produtos químicos (-1,3%) e outros equipamentos de transporte (-6,1%) apresentaram as maiores quedas na produção.

O resultado de 9,6% no indicador mensal reflete de crescimento em 24 dos 27 setores pesquisados. A indústria de veículos automotores (39,5%) se mantém como a de maior impacto positivo na formação da taxa global, seguida pelas de máquinas e equipamentos (21,8%) e fumo (171,0%).

No acumulado do ano, 23 atividades apresentam aumento na produção. Fabricação de veículos (28,0%) sustenta a liderança das atividades, em termos de impacto sobre o índice global.