Mercado

Unimontes incentiva agronegócio

Criar um mecanismo para estreitar as relações entre produtores, técnicos e fornecedores. Esta é uma das propostas do “Portal Agronegócios”, projeto a ser desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Estadual de Montes Claros com o objetivo de atender a classe rural do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, podendo ser estendido a outras regiões do estado. A iniciativa, que tem o objetivo de criar um endereço eletrônico para a venda e troca de produtos e serviços, foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unimontes, através de resolução assinada pelo reitor Paulo César Gonçalves de Almeida.

“Este é um projeto importantíssimo, pois o portal representa tanto um instrumento de divulgação como de interligação entre as pessoas envolvidas com o agronegócio em nossas regiões”. A análise é do pró-Reitor de Extensão, professor Geraldo Antônio dos Reis, para quem “o Portal Agronegócios irá permitir a interação entre governo, empresas e técnicos da área, na disponibilização de dados sobre o comportamento da oferta e procura dos produtos agropecuários regionais para o fomento à realização de negócios”.

Segundo o pró-reitor Reis “a atividade produtora rural ocupa hoje posição estratégica na economia do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, em consonância com o desempenho do setor em nível nacional, onde o agronegócio desponta como um dos responsáveis pelo superávit comercial do País”. A iniciativa pretende incentivar, por exemplo, a troca de produtos e serviços agropecuários, além de fornecer dados técnicos sobre produção, cotação de insumos e notícias diárias da agropecuária mineira e nacional, salienta Geraldo Reis.

Em sua primeira fase, o projeto prevê a realização de contatos, através de sua coordenação, com os parceiros em potencial, como a Emater – MG, sindicatos e associações classistas, no sentido de serem viabilizadas informações técnicas e apoio na elaboração da bolsa agropecuária.