Mercado

Produção industrial cresce em 9 das 12 áreas pesquisadas, diz IBGE

A produção industrial cresceu em nove entre 12 áreas pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em outubro, na comparação com outubro do ano passado. Os resultados são mais um sinal de que a produção industrial brasileira está em fase de recuperação.

Na média nacional, a indústria registrou alta de 1,1% em relação a outubro de 2002 e queda de 0,5% na comparação com setembro –interpretada pelo IBGE como uma acomodação em nível mais elevado após três meses de alta.

Seis áreas apresentaram alta acima da média nacional. A indústria do Paraná registrou a maior expansão, de 7,6%, puxada pelos segmentos químico, mecânico e de produtos alimentares.

Também expandiram-se acima da média brasileira as indústrias do Rio Grande do Sul (5,5%), Ceará (5,5%), região Sul (3,7%), São Paulo (2,6%) e Pernambuco (2,1%).

Ainda com alta de produção mas inferior à média do país estão as indústrias da Bahia (0,2%), Nordeste (0,1%) e Espírito Santo (0,1%). O IBGE apurou quedas de produção em Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro, de 0,7%, 0,9% e 4,0%, respectivamente.

No Rio, Estado que apresentou o pior desempenho, houve redução na produção nos segmentos têxtil, de petróleo e gás natural e farmacêutico.