Mercado

Processo brasileiro de produção de biodiesel de cana é destaque no 4o Fórum Europeu de Biocombustíveis

No primeiro dia de realização do 4o Fórum Europeu de Biocombustíveis que acontece entre 24 a 26 novembro de 2003 em Berlim, Alemanha, foi dado especial destaque ao novo processo de produção de biodiesel que reduz o tempo da transesterificação de 6 horas para somente 30 minutos e que ainda possibilita a utilização eficiente do etanol (no Brasil chamado álcool de cana) como uma das matérias primas. A versatilidade do processo que permite o emprego de uma grande variedade de óleos vegetais extraídos de grãos como amendoim, girassol, mamona, soja ou de frutos como a palma, babaçu, macaúba (Acrocomia aculeata), pequi (Caryocar brasiliense ou Caryocar coriaceo) é outro dos valiosos atributos desse processo de produção. Vários participantes e empresas internacionais demonstraram grande interesse em conhecer com mais detalhes o processo desenvolvido por pesquisadores brasileiros da Universidade de São Paulo e que segundo eles mostra-se extremamente promissor inclusive para a utilização do metanol, álcool comumente utilizado no processo produtivo empregado na União Européia.

No fórum que está acontecendo em Berlim é possível notar um interesse crescente nos biocombustíveis, como o bioetanol e o biodiesel, por parte dos países candidatos a ingressar na comunidade econômica européia, seguindo o que hoje pode ser considerada uma forte tendência nos paises membros da UE.

A nova legislação através da Comissão Européia de taxação dos biocombustíveis e a proposta para promover o consumo dos biocombustíveis no mercado da União Européia, de uma forma geral, e na extensão de 2% em 2005 e de 5,75% em 2010 foi amplamente discutida nesta terça feira. Especialistas ressaltaram os benefícios ambientais dos biocombustíveis, porém existe a preocupação de racionalizar e legislar sobre o uso da terra agriculturável.

Sessões diferentes como política internacional, produção de Biodiesel, Bioetanol e energia solar, padronização e gerenciamento da qualidade dos combustíveis para atender as necessidades dos motores de última geração, são algumas das opções entre os muitos assuntos que estão sendo debatidos.

Numa feira de exposições, muitas empresas estão comercializando os seus produtos e serviços.