Mercado

Produção de energia renovável terá exportação

Incentivar a produção de formas alternativas de geração de energia em substituição ao petróleo e reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Esses são alguns dos dez objetivos do protocolo de intenção firmado entre o governo de Goiás e a comunidade autônoma do País Basco, no norte da Espanha.

Segundo o presidente da Agência Ambiental, Osmar Pires, a assinatura do protocolo vai possibilitar a Goiás e ao País Basco a troca de experiências e tecnologias com o objetivo de conciliar o desenvolvimento dos dois governos com a preservação ambiental. “Poderemos estimular o crescimento das indústrias de bioenergia em Goiás o que vai permitir a substituição do petróleo por novas fontes renováveis e não poluentes de energia diminuição a emissão de gases nocivos ao meio ambiente”, ressalta.

Segundo Osmar Pires, a intenção de Goiás é buscar, através dessa cooperação técnica com o País Basco, uma produção limpa, um diagnóstico ambiental, a elaboração indicadores de avaliação da qualidade do meio ambiente em Goiás e incentivar ainda mais as formas de produção sustentável.

Produção limpa

O presidente do País Basco, Juan José Ibarretxe Markuartsu, disse que o seu país se compromete a trabalhar junto com Goiás tendo em vista a produção limpa para garantir às futuras gerações riqueza e ao mesmo tempo proteção ambiental. Já o governador Marconi Perillo salientou que sua administração sempre privilegiou as atividades não poluidoras buscando a qualidade de vida. Marconi destacou a produção de álcool cuja tecnologia poderá ser exportada para a região Basca.