Mercado

Moagem de cana supera expectativas

Dados parciais do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool no Estado da Paraíba (Sindálcool), registrados até o dia 15 de março, mostram que as usinas do Estado já moeram 3.724.457 toneladas de cana-de-açúcar referentes à safra 2002/2003. O volume total de cana moída para a fabricação de álcool e de açúcar será conhecido apenas no final deste mês, mas a produção atual já é superior a toda a safra passada (2001/2002), quando foram moídas 3.365.293 toneladas de cana.

Segundo o presidente da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, a expectativa do segmento é que os atuais números também sejam superados. `Estamos com uma estimativa de que a produção total do Estado, ao final da safra, chegue a 4,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, o que mostrará que houve um incremento significativo da produção do segmento no Estado`, afirmou.

Do total de cana moída até agora na Paraíba, 1,4 milhão de toneladas são provenientes das próprias usinas, de acionistas e produções arrendadas. O restante (2.252.457 toneladas) é de fornecedores ou tem outra origem. Na Paraíba, existem 10 unidades produtoras, sendo que uma trabalha apenas com a fabricação de açúcar, duas fabricam álcool e açúcar e sete produzem só álcool. Mesmo estando próximo do final da safra, que se encerra este mês, duas unidades produtoras ainda não forneceram informações para o Sindiálcool.

Banner Evento Mobile