Mercado

Produtores de cachaça terão encontro no Norte Pioneiro

Produtores de cachaça da região de Jacarezinho vão realizar amanhã o 1º Encontro de empresários de cachaça artesanal do Norte Pioneiro. O evento, que será realizado, a partir das 8 horas, no Clube Mairinckiense, deve reunir empresários de 11 municípios. Segundo estimativas dos produtores, a região tem potencial para produzir 500 mil litros de cachaça orgânica e certificada até 2005.

O objetivo do grupo é organizar a produção para aprimorar a qualidade da bebida e facilitar a comercialização. O evento será promovido pela comissão provisória – pró constituição da Associação Paranaense dos Produtores de Cachaça Artesanal com o apoio do Sebrae-PR. A comissão foi formada no segundo semestre de 2002 durante o encontro estadual do setor.

Durante a reunião também foi definida a divisão do Paraná em seis regiões, respectivamente, Norte Pioneiro, Morretes, Ivaí, Sudoeste, Oeste e Norte do Paraná. O Norte Pioneiro será a primeira região a realizar o encontro para discutir a produção da bebida e estimular a organização dos produtores. A assembléia geral para constituição e oficialização da associação paranaense dos produtores de cachaça será realizada no dia 21 de fevereiro.

O consultor de cadeia de cana-de-açúcar orgânica, em Conselheiro Mairinck, Milton Ribeiro disse que em todo o Paraná existem cerca de 400 produtores de cachaça e que o objetivo da associação estadual será organizar os empresários e produzir cachaça de qualidade. Ele avalia que a qualidade da bebida vai estimular a comercialização do produto no mercado interno e externo. (Folha de Londrina)

Banner Evento Mobile