Mercado

Rurícolas concluem curso de alfabetização

Um grupo de 14 trabalhadores rurais da Usina São Domingos receberam no último dia 28 de outubro, em Novais, município do Noroeste Paulista, certificados de conclusão do Projeto de Alfabetização Rural, promovido pelo Senar, em parceria com a Usina.

O supervisor de Recursos Humanos da Usina São Domingos, Marcos Antonio Bernardo ressaltou o compromisso profissional e pessoal para com os colaboradores. “É meta da empresa dar condições para o desenvolvimento das pessoas. E este curso representa uma oportunidade para estas pessoas que outra época foram privadas dos estudos. Agora, a realidade é outra e, com este diploma, todos estão aptos a fazer novos treinamentos e buscar outras oportunidades dentro da empresa”.

O supervisor da área agrícola Salvador Aparecido Munhoz e o líder de operação agrícola, Manoel Alves Moreira, incentivaram os formandos relatando exemplos pessoais. Salvador disse que trabalhou no corte da cana por mais de 10 anos e que graças a seu empenho, galgou postos na empresa. “Vocês também podem crescer, as oportunidades estão aí”, ressaltou.

A presidente da Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia, Leila Alencar Monteiro de Souza, representou o setor sucroenergético no evento e enfocou a necessidade da capacitação profissional dentro da indústria canavieira. “O setor está em constante transformação e é preciso acompanhar estas mudanças. A nossa parte estamos fazendo, que é incentivar a capacitação profissional. Com isso, as usinas cumprem também seu compromisso social, premissa primordial da sustentabilidade. Desejo a todos muita garra e dedicação para continuar buscando o aprendizado”, afirmou.

A solenidade contou com a presença do prefeito do município, Sílvio Arruda, que também apoiou o curso de capacitação. “Educação traz desenvolvimento e aqui em Novais isto está em primeiro lugar. O município precisa de pessoas como vocês que aproveitam as oportunidades para se desenvolver. Parabenizo a todos pela conclusão do curso e com certeza este é só o começo da caminhada”, frisou.