Mercado

Executivo propõe soluções de controle de processos para plantas de etanol

Soluções avançadas de controle de processos para Plantas de Etanol. Este será o tema da palestra de Paulo Gallo, diretor da Authomathika, no Curso de Instrumentação e Automação Industrial, que acontece nos dias 10 e 11 de Novembro de 2011, no Dan Inn Hotel, em Ribeirão Preto – SP.

Segundo Gallo, a adoção dessas soluções, incrementam a competitividade do setor, através do aumento na qualidade do produto, na produtividade das usinas, além de redução nos seus custos operacionais. “Em geral, as usinas apresentam alta variabilidade em suas variáveis-críticas ou seja, em cada uma de suas unidades de processo. Isso ocorre, devido a diversas causas, como estratégias de controle inadequadas, existência de não-linearidade nos processos em que técnicas de controle regulatório convencionais não conseguem apresentar bom desempenho e inexistência de padrões operacionais frente a determinados cenários transitórios das plantas”, lembra.

Para o executivo, entre as alternativas estão a implantação de soluções de controle avançado de processos (MPC- controle preditivo baseado em modelos), sensores virtuais que visam a inferir propriedades finais de qualidade do produtos intermediários e acabados que não podem ser medidas por instrumentação convencional ou mesmo analítica. “Além de passar a utilizar procedimentos padronizados com as melhores heurísticas operacionais reduzindo a variabilidade imputada ao processo quando executado por diferentes operadores”.

Ele confirma que a implantação de controle multivariável faz com que a planta opere sempre próximo ao seu ponto ótimo, podendo otimizar, simultaneamente, objetivos de controle econômicos. “O setor, dentro do cenário atual de globalização que demanda alta competitividade, o que demanda garantia de qualidade e repetibilidade nos produtos fabricados, alta eficiência nos processo produtivos e minimização dos seus custos de produção terá, inexoravelmente, que buscar tais soluções imediatamente ou em futuro muito próximo”, diz.

Sobre o curso

O curso de Instrumentação e Automação Industrial visa fornecer aos participantes, informações e conhecimentos das atuais gerações que compõem os sistemas de controle, instrumentação e automação, de modo a subsidiar com as transferências de informações, conhecimentos e experiências práticas e reais, elementos concretos e conclusivos, para as tomadas de decisões, nos diversos segmentos industriais pertinentes. Serão abordados os temas de maior relevância para os usuários indústrias, com as atuais tecnologias pertinentes, contribuindo para o aprimoramento da eficiência, qualidade e produtividade dos sistemas de Instrumentação e Automação.

Mais Informações: Sinatub Eventos – (16) 3911-1384; [email protected] ou www.sinatub.com.br.