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Mais empresas do setor buscam selo Bonsucro

As empresas do setor sucroenergético brasileiro reconhecidas com o selo Bonsucro deve crescer nas próximas semanas. Essa é a conclusão da Unica, que afirma que diversas delas além das já certificadas aguardam aprovação dos pedidos de adesão por parte do Conselho do Bonsucro. A certificação da Bonsucro já tem o reconhecimento da União Européia, ou seja, as empresas que recebem o selo estão aptas a exportar para os 27 países membros da UE.

Além de produtores, a entidade reúne organizações não-governamentais como a WWF, Ethical Sugar e Solidaridade, e companhias como Cargill, Bacardi, Cadbury Schweppes, BP e Coca-Cola.

O gerente de Sustentabilidade da UNICA e membro da diretoria do Bonsucro, Luiz Fernando do Amaral, atesta que o esforço para a certificação de produtos como etanol e açúcar tem sido forte nos últimos anos, com várias iniciativas chamadas de multi-stakeholder, por envolverem diversas partes interessadas como ONGs, empresas consumidoras e produtores em todo o mundo, como no caso da Bonsucro.

Segundo ele, empresas consumidoras e traders também devem ser certificadas para terem direito de comercializar produtos certificados. “É preciso garantir o empenho de outras partes para garantir a demanda. É um processo que depende do comprometimento de todos envolvidos para garantir a promoção de práticas mais sustentáveis”, ressalta.