Mercado

Roberto Rodrigues diz que alteração da mistura será em junho

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que a alteração da mistura de álcool na gasolina de 20% para 25% só vai ocorrer em junho. É que o governo deve analisar os estoques de álcool antes de tomar a decisão. Segundo o ministro, a oferta está equilibrada. No entanto, algumas usinas do Centro-Sul do país não devem antecipar a produção, conforme o acordo entre o setor e o governo. Rodrigues abriu o ciclo de palestras sobre perspectivas do agronegócio, ontem, no Hoel Sheraton Mofarrej. O evento foi organizado pela Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).

Para Rodrigues, a alteração deve acontecer somente a partir de junho, quando os estoques de álcool estarão regulados. O ministro não acredita que haja perigo de desabastecimento mesmo se a produção não atingir 600 milhões de litros de álcool em abril.

Ainda este mês, o ministério encaminha a proposta de estocagem de álcool para aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN). Pela proposta, o governo deve liberar, por meio do Banco do Brasil, R$ 500 milhões para a estocagem de 1 bilhão de litros.

Banner Evento Mobile