Com o objetivo de levar às empresas de Piracicaba e região informações sobre como internacionalizar seus negócios, o Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) promoveram a palestra “Coaching: comércio exterior”, onte (14/9), em Piracicaba (SP).
Tarcisio Angelo Mascarim, presidente do Apla, explica que a ação não é somente importante para vender, “mas para comprar com o objetivo de diminuir custos”, avalia.
Consultores do Sebrae apresentaram detalhes sobre comércio exterior para cerca de 40 representantes de empresas, durante todo dia, das 9 às 17 horas. “É preciso desenvolver política de internacionalização dentro das empresas”, avalia o consultor Maurício Golfette De Paula.
Ele ressalta, ainda, que surgem diversas perguntas no momento em que se parte para exportação. “Coisas simples, mas essenciais, como, por exemplo, saber as características de cada tipo de cliente”, diz De Paula.
O gerente do Sebrae Piracicaba, Paulo Sérgio Cereda, lembra que a proposta surgiu de uma necessidade tanto do serviço quanto do Apla. “O arranjo produtivo já desenvolve um trabalho de excelência ao manter os empresários ligados a clientes internacionais. No entanto, precisamos muni-los de informações para qualificá-los neste processo”, afirma.
De acordo com o próprio Sebrae, pouco mais de 1% das micro e pequenas empresas brasileiras exportam. “E tudo or falta de informação”, finaliza.
Para Flávio Castelar, secretário-executivo do Apla, eventos como o “Coaching: comércio exterior” serve como complemento às ações para abrir mercado internacional. Com as missões empresariais, o arranjo produtivo tanto leva empresas brasileiros quanto traz grupos estrangeiros para negociar. Com a palestra, dá oportunidade aos seus associados para obter mais informações a respeito deste mercado. “É uma forma de oferecer mais conhecimento ao empresário que quer exportar”, diz.