Mercado

Jank nega crise no setor sucroenergético durante Prêmio MasterCana

Na noite desta segunda-feira (29/8), o presidente da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, um dos homenageados pelo Prêmio MasterCana Centro-Sul 2011, na categoria Hall da Fama,

declarou que o setor sucroenergético vive um clima ruim na relação com alguns governantes mas negou qualquer hipótese de crise. “Sabemos que o país cresce de 4 a 5% ao ano e que o açúcar nos países em desenvolvimento tem uma demanda crescente de 4 a 5% ao ano e chega na sobremesa de diversos países em desenvolvimento. Além disso, a frota flex cresce 10% ao ano, o mercado norte americano está se abrindo pouco a pouco com 140 bilhões de litros potenciais e pelo menos, 80 bilhões serão destinados para combustíveis avançados”, disse no evento em Sertãozinho.

Segundo Jank, 40 países no mundo têm mandados de mistura para o etanol, e o Brasil tem potencial extraordinário de plantio de cana. “Hoje usamos apenas 1,5% das terras aráveis para plantio de cana, produzimos 7.500 litros por ha e podemos chegar a 14.000 litros/ha. Temos terra apropriada, água, clima, tecnologia e gente competente como desse evento. Não falta potencial para fazer açúcar, etanol, plástico, produtos químicos a partir da cana”, enfatizou.

O líder afirmou ainda que faltam a construção de políticas públicas e privadas para resgatar a competitividade do etanol hidratado em relação a gasolina que têm preços congelados há cinco ou seis anos. “A eficiência da cadeia produtiva deve ser controlada e resgatada. Devemos trabalhar a questão dos custos agrícolas, da logistica, impostos. Temos a solução para economia de baixo carbono no mundo pós petroleo. Todos estão convencidos de que o Brasil é um exemplo nessa economia de baixo carbono. Isso que sabemos fazer e é isso que as pessoas que estão no MasterCana sabem fazer e ensinar ao mundo. Recebemos tantos representantes internacionais nas usinas, ou seja, atraímos tanta gente para esse nosso setor e por isso é merecida essa homenagem da ProCana para os produtores e fornecedores que estão sendo premiados esta noite”, relatou.