A Native e as usinas São Francisco e Santo Antônio, empresas do Grupo Balbo, investiram em uma iniciativa para tornar realidade o projeto Música em Ação, idealizado pela Origem Produções e pela escola Musical. O objetivo da iniciativa é apoiar atividades que buscam proporcionar o crescimento pessoal dos integrantes e potencializar o interesse pela cultura que possibilita transformações do meio, inclusão social e desenvolvimento de talentos artísticos.
Lançado oficialmente no mês de julho, em Sertãozinho (SP), o Música em Ação faz parte do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
A idéia dessa ação é facilitar o acesso à musicalização e incentivar o envolvimento com a arte nas cidades de Sertãozinho e Barrinha, no interior de São Paulo. O projeto, aberto ao público, foi colocado em prática em abril deste ano. As atividades gratuitas possibilitaram que pessoas de diferentes idades e perfis socioeconômicos participassem das aulas de coral.
O programa incrementou o trabalho de dois coros musicais já existentes em Sertãozinho, ampliando as vagas e apoiando os artistas locais, e foi responsável pela criação de outros dois coros na cidade de Barrinha.
Com mais de 140 alunos, de crianças a idosos, a proposta de aproximar a população do ensino da música e do canto vem sendo realizada com sucesso. “Encontramos a perfeita missão da música em benefício da sociedade”, diz Jairo Balbo, diretor industrial da Usina São Francisco, que faz parte do Grupo Balbo.
Em Sertãozinho, as inscrições foram abertas para o coro Vivace e Coro Cênico Musical. Já em Barrinha, a população pode se inscrever nos coros Canto Verde Adulto e Canto Verde Infantil. As turmas de coral desenvolvem trabalhos variados e estabelecem faixas etárias específicas para cada grupo na busca de otimizar o ensino da música e integrar a população que tem pouco acesso às artes, com total investimento na satisfação dos alunos.
Em outubro, os alunos participarão da 12ª Semana de Música de Sertãozinho para apresentarem todo trabalho desenvolvido. O programa será encerrado em março de 2012. “Nosso incentivo empresarial vai além do investimento específico na proposta, acreditamos que essa iniciativa vai alcançar e sensibilizar a todos nas duas cidades, não só os participantes”, afirma Jairo Balbo.