Mercado

Chuva e frio no Centro-Sul: Canaviais do norte do PR são afetados mais uma vez

O clima não dá uma trégua para os canaviais do Norte do Paraná. Apesar da diminuição do volume de chuvas no Sul do país nesta sexta-feira (22/7), a frente fria ainda provoca pancadas entre o leste de Santa Catarina e o leste e norte do Paraná. A frente fria também afetará o sudoeste do Mato Grosso até o Rio de Janeiro e o Mato Grosso do Sul com chuvas.

De acordo com os meteorologistas da Somar, no Mato Grosso do Sul as chuvas ficam generalizadas, com acumulados de até 20mm. Em São Paulo, espera-se um dia fechado e chuvoso em várias cidades, com precipitação moderada, acompanhada de trovoadas, incluindo-se a Capital Paulista. Entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, as chuvas chegam mais no fim da tarde e há risco de trovoadas e ventos fortes.

Segundo especialistas, a cana sofreu com os efeitos da geada no final de junho e com quatro dias seguidos de chuvas com volumes acumulados de até 100 mm, principalmente no Sul do Mato Grosso do Sul, Norte do Paraná e Sul de São Paulo.

Andrei Tomasi, gerente agrícola da Usina Cooperval, de Jandaia do Sul (PR) afirma que a chuva acelerou o processo de degradação devido a umidade acumulada no final de junho. “O solo da região com dias curtos, frios e úmidos dificultou a retomada de máquinas no canavial e acelerou o processo de degradação”, ressalta.