Mercado

Chuva reduz moagem de cana na primeira quinzena de junho

De acordo com informações divulgadas hoje, 28 de junho, pela Única, a cana-de-açúcar esmagada pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do País atingiram 34,59 milhões de toneladas nos primeiros quinze dias de junho, uma retração de 13,01% frente aos 39,77 milhões de toneladas processadas no mesmo período da safra passada. A queda é ainda maior – 19,03% – em relação ao volume processado na segunda metade de maio deste ano, que atingiu 42,72 milhões de toneladas.

No acumulado desde o início da safra até 16 de junho, a moagem totalizou 134,58 milhões de toneladas, redução de 22,63% em relação ao volume processado no mesmo período da safra anterior, que teve o início antecipado devido ao maior volume de cana bisada – cana da safra anterior que não pode ser colhida – para ser processada.

“Essa redução no ritmo de moagem é um reflexo da dificuldade de colheita nesses primeiros quinze dias do mês, provocada pelas chuvas que atingiram boa parte da região produtora”, explica Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Única.