Mercado

Pecuarista apresenta técnicas que aumentam em 25% a reprodução de nelores

O pecuarista Carlos Eduardo Novaes da Fazenda Crioula, Valparaíso (SP) deve produzir 400 embriões da raça Nelore em 2003, com crescimento de 25% sobre o desempenho do ano passado. Essa qualidade estará à mostra durante a Exposição Agropecuária de Araçatuba (SP), em julho próximo, quando acontecerá o 9° Leilão Criadores Paulistas, promovido por Carlos Eduardo Novaes e que ofertará 32 fêmeas elite selecionadas.

O projeto aumenta oferta de embriões, utilizando as mais modernas técnicas de reprodução, como fertilização in vitro, e tendo como foco a produtividade dos machos a campo e a extrema fertilidade das fêmeas.

“A análise dos grupos contemporâneos é a ferramenta fundamental para o contínuo processo de melhoramento genético da pecuária. Somente os melhores animais permanecem no rebanho; os demais são eliminados. Tenho essa convicção desde o início de meu projeto há quase quatro décadas”, ressalta Carlos Eduardo Novaes, que já utilizava indicadores de ganho reprodutivo, mesmo antes do aparecimento das atuais DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie), atributos que definem os valores genéticos e produtivos dos animais na pecuária moderna.

Banner Evento Mobile