Mercado

Cana ajuda reduzir pobreza no campo, diz presidente da Anfavea

A cana-de-açúcar ajuda a reduzir a pobreza no campo e o etanol contribuiu para a auto-suficiência do país na produção energética. A afirmação é de Cledorvino Belini, presidente da Anfavea e do Grupo Fiat, durante o último dia de Ethanol Summit, no Hotel Grand Hyatt em São Paulo.

Ele afirmou ainda que a produção de etanol não compete com a de alimentos e defendeu o uso dos carros flexíveis e do etanol. Em uma retrospectiva lembrou que o Brasil fez os primeiros testes com etanol em automóveis em 1925 e começou a adicionar o produto à gasolina (de 3% a 5%) em 1931.

O presidente da Anfavea enfatizou também a importância do Proálcool, lançado em 1975. Segundo ele, dez anos depois, 95% dos automóveis saíam de fábrica com motores movidos pelo combustível de cana.