Mercado

Missão empresarial na Holanda promove o etanol

Uma Missão Empresarial Brasil aos Países Baixos, terceiro maior comprador das commodities produzidas no Brasil, que iniciou nesta segunda, 23 e segue até hoje, 24 de maio na Holanda, reúne empresários do agronegócio nacional, principalmente do setor de biocombustíveis, que buscam novos negócios nessa importante região. O encontro objetiva identificar e promover iniciativas, ações e parcerias entre autoridades, empresários e agentes econômicos dos países com foco na adoção e desenvolvimento de soluções sustentáveis e eficientes, baseadas em bioenergia e biomassa, incluíndo biocombustíveis e etanol.

A Missão, organizada pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal, será realizada em paralelo a IV Reunião do Memorando de Entendimentos Brasil-Países Baixos sobre Bioenergia e Biomassa.

Durante o evento, os organizadores da missão apresentarão um vídeo institucional e um material técnico envolvendo as principais empresas brasileiras produtoras de Biomassa e Bioenergia para mais de 300 empresas internacionais e grandes investidores no mercado europeu.

Será proferida ainda uma palestra de apresentação das empresas e produtos em Energias Renováveis – Biomassa – WoodChips (Empresas do setor de Madeira-Florestal e Celulose), WoodPellets (Produtores Industriais e os projetos em desenvolvimento no Brasil, Argentina e Uruguai), BioPellets (Empresas do setor sucroenergético e projetos industriais de biopellets de bagaço de cana), WoodBriquete (Empresas do setor de Madeira-Florestal e os produtores industriais) e BioBriquete.

As atividades a serem desenvolvidas pela delegação empresarial deverão incluir um Seminário Empresarial “Brazil and the Netherlands: Biofuels, Biomass & Biobased Economy”, sessão de business networking, encontros setoriais com empresas e autoridades locais, bem como visitas a instituições e empresas.

Os investimentos diretos dos Países Baixos no Brasil somaram, em 2010, mais de US$ 15,1 bilhões. O Porto de Roterdã é o maior entreposto logístico e industrial da Europa e porta de acesso para cerca de 450 milhões de consumidores. Em 2010, mais de 700 milhões de toneladas de produtos passaram pelo porto.