Os investimentos continuam crescendo no setor sucroalcooleiro. Na safra 2002/03 os empresários utilizaram, no total, R$ 550 milhões nas áreas agrícolas e industriais, de acordo com levantamento de Neriberto Simões, consultor técnico do Procana – Centro de Informações Sucroalcooleiras, que participou ontem do II Workshop de açúcar e álcool promovido pelo JornalCana.
A área industrial respondeu por 56% dos investimentos. Outros 41% dos recursos foram destinados à área agrícola e o restante, 3%, na parte administrativa, segundo Simões.
“A instalação de fábricas de açúcar em destilarias autônomas, a co-geração de energia, a compra de turbinas e caldeiras, entre outras, concentram a maior parte dos investimentos”, diz. Na área agrícola, a renovação dos canaviais respondeu por boa parte dos investimentos, assim como a aquisições de máquinas agrícolas.
Para a nova safra, a 2003/04, Simões acredita que os investimentos deverão crescer em 20%, para R$ 660 milhões. O perfil das reformas deverá mudar, segundo o consultor. Com o parque industrial defasado, os empresários vão concentrar os investimentos na modernização das indústrias do setor.