A fim de avaliar o cumprimento do compromisso exposto através da sua Política do Sistema Integrado de Gestão, anualmente, a Sabaralcool realiza diversas avaliações com os clientes, acionistas, colaboradores, comunidade e parceiros, tendo como meta o índice de 80% de satisfação. Implantada em setembro de 2000 e hoje na 13ª revisão, a Política da Sabarálcool prevê a produção de açúcar, álcool e outros derivados de cana-de-açúcar, promovendo a satisfação dos clientes, acionistas, organização e comunidade, preservando a natureza, comprometendo-se com a melhoria contínua, redução gradativa dos impactos ambientais, cumprimento da legislação em vigor e os requisitos do Sistema Integrado de Gestão.
As informações, extraídas das avaliações, são tabuladas, analisadas e as ações propostas são definidas para melhoria do desempenho alcançado, manutenção das metas e elevação para patamares de excelência. No final, cada participante recebe o resultado da avaliação e as ações propostas pela empresa.
As informações recebidas pela empresa através de mensagens postadas do site, www.sabaralcool.com.br, no campo “Fale Conosco” serão automaticamente incluídas no processo de Ouvidoria. Outra forma da comunidade participar é através de ligações para o ´Como Estou Dirigindo´, e ainda, é possível o contato por meio de ligações a unidade matriz e na unidade filial, solicitando para falar com a Secretaria da empresa relatando alguma reclamação, sugestão, dúvida ou crítica. Ao final de cada ano, todos os resultados são apresentados graficamente a todos os Diretores e Gerentes da Sabarálcool. Essa análise contribui para que a empresa tenha parâmetros e avalie a melhoria contínua de seus processos.