Mercado

Europa pode eliminar tarifas de importação de etanol brasileiro

A possibilidade de eliminação de tarifas de importação para o etanol brasileiro está na pauta da reunião entre o Mercosul e a União Europeia (UE), marcada para março em Bruxelas, na Bélgica, que se destina a discutir a viabilidade de um acordo de livre comércio.

Até 2020 os combustíveis utilizados em automóveis no bloco europeu devem ter pelo menos 10% de fontes renováveis, como o etanol e o biodiesel.

De acordo com o representante da UE no Brasil, o embaixador português João José Soares Pacheco, não foi possível competir com o etanol produzido a partir de cana-de-açúcar no Brasil. “Nem nós nem os norte-americanos, isso é muito claro. Portanto, vamos precisar de importar”, afirma.

O embaixador disse ainda que qualquer país da África, onde o Brasil desenvolve programas de implementação e expansão do plantio de cana-de-açúcar, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), já pode exportar para a UE sem pagar nenhuma tarifa. “O Brasil ainda tem que pagar, mas esse é um tema que está na pauta de negociação da União Europeia com o Mercosul”, afirmou à Agência Brasil.