Mercado

Novidades do biobutanol serão apresentadas em Paulínia (SP)

As últimas novidades sobre a Butamax, joint venture criada pela companhia petrolífera inglesa British Petroleum (BP) e a multinacional DuPont, e o futuro da produção de biobutanol serão apresentados à imprensa no dia 3 de novembro as 10h, em Paulínia (SP). A empresa pode transformar o Brasil em sua base de exportação de biobutanol, um biocombustível produzido a partir da cana no Brasil, do milho, nos EUA, e do trigo, na Europa.

O biocombustível começará a ser produzido em uma planta-piloto na Inglaterra e ganhará escala entre 2012 e 2014 no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. A diferença entre o biobutanol e o etanol é que o primeiro tem quatro moléculas de carbono, com mais energia armazenada, e o segundo, duas. O processo de fermentação do produto também difere do etanol. O transporte do biobutanol pode ser feito por meio de dutos por onde passam outros produtos, sem risco de contaminação.

Apesar das pesquisas em torno do biobutanol terem começado a partir de 2003, ganharam força em 2005, quando as duas empresas intensificaram esforços em torno do desenvolvimento do biocombustível.