A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) está convocando seus associados que ainda não autalizaram seus cadastros a comparecerem à sede da entidade. A atualização cadastral é uma das etapas para viabilização do recebimento da subvenção garantida pelo Governo Federal aos fornecedores de cana-de-açúcar nordestinos penalizados na safra 2009/2010. O recadastramento, iniciado no dia 02 de setembro, seguirá até que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicie o repasse da subvenção. Até o momento, cerca de 75% dos associados já atualizaram seu cadastro.
No entanto, a gerente-administrativa da associação, Kiony Vieira, informou que mais de 350 associados ainda não fizeram a atualização. “A Asplan faz uma alerta para que esses associados compareçam ao prédio da Associação, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 267, Centro de João Pessoa, para resolver a pendência”.
De acordo com o presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, a entidade montou uma comissão formada por colaboradores de vários setores da Associação para agilizar o trabalho junto aos associados. “Disponibilizamos uma sala e uma comissão especial para fazer o atendimento dos associados que se dirigirem a sede da Asplan para justamente fazerem seu recadastramento”, disse Nonato, acrescentando que nesta sala, funcionários continuam de plantão de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, colhendo os dados dos associados.
Kiony Vieira explica que dos 1600 fornecedores de cana de açúcar associados à entidade e que abastecem as nove unidades industriais existentes no estado, 1244 já realizaram a atualização de seus dados, restando 356 fornecedores a se recadastrarem, sendo 83 da usina Miriri; 7 da usina Japungu; 15 da Agroval; 86 da Pemel; 26 da Monte Alegre; 25 da São João; 25 da Tabu; 34 da usina Giasa e 55 da Una. “É necessário que essas pessoas procurem a Asplan para atualizarem seus cadastros, até porque o pagamento da subvenção deve sair em breve e quem não atualizar os dados ficará sem receber o pagamento”, destaca Kiony, lembrando que o associado deverá comparecer à entidade portando, principalmente, seu CPF.
A atual subvenção diz respeito a emenda de Nº 45, da Medida Provisória 472/2009, que concede incentivo aos produtores canavieiros de toda região Nordeste. Para Raimundo Nonato Siqueira ela será de fundamental importância para minimizar os prejuízos da safra e contribuir para que os pequenos produtores do Nordeste continuem a produzir em suas terras.