Mercado

Gaúchos procuram parceiros para expandir projeto de mini usina de etanol

Produtores do Rio Grande do Sul querem expandir um projeto totalmente sustentável denominado de usina social e inteligente, voltado à montagem de mini usinas de etanol.

Credenciado pela Petrobras, Agência Nacional de Petróleo (ANP), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Pronaf., o projeto está capacitado para a produção de mil litros de etanol, por dia, a partir de Piracicaba, a preços que variam de R$ 0,35 a R$ 0,50/litro, segundo os gaúchos.

O projeto permite que seja utilizado também por pessoas que não têm qualquer relação com o setor sucroenergético e incorporado ainda pelo poder público municipal. O Financiamento pode ser obtido pelos produtores rurais, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Pronaf e tem cinco anos de carência e 12 anos para pagamento do valor do empréstimo.

O projeto foi apresentado por empresários gaúchos, recentemente durante Fenasucro, em Sertãozinho (SP), a idealizadores, piracicabanos do site e-usinas (www.e-usinas.com.br).

A utilização do etanol produzido na mini usina beneficiaria, ainda, o poder público, que teria a ótima opção de abastecer a frota oficial com o combustível verde. “Na realidade, todos têm a ganhar com o projeto, que não requer grandes investimentos ou infraestrutura complexa, mas é novidade”, salienta Dirceu Martins de Azevedo, idealizador do site.

Com a usina inteligente, segundo Evandro Hayashi, todos os elementos da cana podem ser utilizados, inclusive o bagaço e o vinhoto. “Tudo, claro, tem destinação no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida. “Nada é perdido”, enfatiza.