Mercado

Jalles Machado e IAC promovem Dia de Campo

A usina Jalles Machado, localizada em Goianésia-GO, e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) promoveram nesta quarta-feira (6) a terceira edição do Dia de Campo. Com o tema Manejo Varietal para Plantio Mecanizado, o encontro apresentou inovações tecnológicas para o setor, com foco nas últimas novidades em variedades de cana adaptadas para o Cerrado.

O encontro reuniu cerca de 280 participantes, entre autoridades do setor sucroenergético, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos de 40 usinas, consultores, pesquisadores, empresários e pessoas ligadas à atividade.

O presidente executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação de etanol de Goiás, André Rocha, ressaltou a importância do evento. “O Dia de Campo se consolida como um dos mais importantes espaços para discussão sobre melhoramento genético da cana. A pesquisa e o desenvolvimento de variedades próprias para o cerrado permitem a expansão e o crescimento do setor”, afirmou.

A programação foi composta por palestras e pela visita ao campo. Os participantes viram no jardim clonal da Jalles Machado o resultado da aplicação das tecnologias apresentadas e o desempenho das variedades de cana desenvolvidas para o Cerrado. O evento foi patrocinado pelas empresas John Deere, Arysta LifeScience, DMB, BASF e Dupont.

A Jalles Machado é parceira do IAC no desenvolvimento de variedades adaptadas para o Cerrado desde 1995. O diretor presidente da Usina, Otávio Lage de Siqueira Filho, agradeceu ao Instituto pela oportunidade que proporciona às empresas do setor de melhorar a sua produção.

“È extremamente importante o trabalho que o IAC desenvolve com a ajuda de seus parceiros. Os pesquisadores buscam vencer desafios, no nosso caso, desenvolver variedades aptas para ambientes de cerrado, que necessitem de pouca água e que produzam muito. As pesquisas nos auxiliam bastante no manejo e contribuem para o aumento de nossa produtividade”, ressaltou.

O diretor do Centro de Cana do IAC, Dr. Marcos Landell, também ressaltou a parceria entre o Instituto e a Jalles Machado. O pesquisador agradeceu a empresa pelo apoio no programa de melhoramento genético e ressaltou que, graças a importantes parcerias como essa, o IAC expandiu suas atividades, deixou de focar o Estado de São Paulo e passou a atuar em outros locais do Brasil. Landell também enfatizou que, em aproximadamente dois anos, deverão ser lançadas as primeiras variedades resultantes da parceria.

Os mais renomados pesquisadores e consultores das áreas de adubação, manejo de solos, mecanização e melhoramento genético apresentaram as melhores opções para a produção de cana-de-açúcar em ambientes de cerrado.

O primeiro a se apresentar foi o gerente corporativo agrícola da Jalles Machado, Rogério Bremm Soares. Ele explicou como é feito o plantio mecanizado na Usina, as variedades utilizadas e as práticas adotadas pela empresa para ter um plantio eficiente.

Segundo Bremm, a Usina, que atualmente planta 37% da cana de forma mecanizada, pretende chegar a 70% em 2011. Bremm ressalta que as empresa devem se atentar para a época de plantio, a forma, as variedades, a quantidade de mudas e as máquinas, pois esses fatores interferem diretamente no desempenho do canavial.

O pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia, Dr. Gaspar Korndorfer, Phd nas áreas de fertilidade de solos e nutrição de plantas e consultor da usina Jalles Machado ministrou a palestra Manejo da Adubação para o plantio mecanizado na cana-de-açúcar em solos de cerrado.

Ele ressaltou a importância da correção dos solos para melhorar os ambientes de produção para que ocorra aumento da produtividade. Segundo ele, o Cerrado possui solos mais fracos e exige uma adubação diferenciada. Compostagem, rotação de culturas, gessagem e adubação da cana soca são algumas das práticas.

O diretor do Centro de Cana IAC, Marcos Landell, encerrou as apresentações. Ele afirma que é extremamente importante as usinas possuírem um programa de manejo varietal e adotarem novas tecnologias. Segundo ele, atualmente, a Jalles Machado é a usina que mais planta variedades do IAC e do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). O melhoramento genético possibilitou um salto de produtividade nos canaviais da empresa.

Landell também apresentou o perfil agronômico de uma variedade desenvolvida para ambientes de cerrado e também mostrou o quadro de variedades IAC plantadas mecanizamente, que puderam ser vistas em produção no jardim clonal da Jalles Machado.

Variedades com destaque em região de cerrado

IAC91-1099 – Alta capacidade de perfilhamento

IACSP93-3046 – Excelente densidade de colmos

IACSP94-2094 – Boa tolerância à seca

IACSP94-2101 – Ausência de florescimento e isoporização dos colmos

IACSO95-5000 – Elevada produtividade agrícola

IACSP95-5094 – Alto teor de sacarose

IACSP96-2042 – Elevada produtividade agrícola

IACSP96-3060 – Alta capacidade de perfilhamento