Mercado

Centro-Sul exporta 15,6 mi de ton de açúcar nessa safra e Brasil bate novo recorde em setembro

No acumulado da safra do Centro-Sul 2010/2011, as exportações somam 15,46 milhões de toneladas, ante 12,67 milhões comercializadas no mesmo período de 2009, segundo a Unica. De acordo com as estatísticas da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações de açúcar pelo Brasil atingiram um novo recorde histórico em setembro: 3,35 milhões de toneladas embarcadas, alta de 3,84% em relação ao recorde anterior registrado em agosto.

O desempenho do açúcar brasileiro gerou US$ 1,46 bilhão em divisas para o País em setembro. Diante deste resultado, no comparativo setorial, os açúcares tipo refinado e bruto lideraram, respectivamente, os rankings dos principais produtos nacionais exportados pelos segmentos de bens manufaturados e semimanufaturados.

De abril até setembro, a geração de divisas já atinge US$ 6,80 bilhões, superior em 63,64% ao resultado do mesmo período em 2009.

Os principais destinos das exportações de açúcar bruto, que responderam por 71,05% do volume embarcado em setembro, foram Irã, Argélia e China. Por sua vez, Emirados Árabes, Paquistão e Iêmen figuram como os principais importadores do açúcar tipo refinado.