Entre produtividade de biomassa e teor de sacarose, as três novas variedades de cana – IACSP95-5094, IACSP96-2042 e IACSP96-3060 – lançadas ontem no Centro de Cana do IAC, já estão produzindo 10% a mais que as usadas na primeira metade desta década. A informação é do pesquisador e diretor do Centro de Cana do IAC, Marcos Landell.
Segundo ele, esse ganho pode chegar aos 30% se os produtores explorarem o potencial desses materiais, associando-os aos ambientes de produção adequados. “Mais de 100 usinas já estão cultivando essas variedades em seus viveiros, além de algumas entidades como Canaoeste e Coplana”, explica.
De acordo com Landell, estas novas variedades já estavam aguardando o lançamento oficial há dois anos e o diferencial foi o cultivo experimental em quatro cortes. “Com isso o produtor tem uma informação muito segura e nesse meio tempo, fomos indicando para nossos conveniados para que fossem multiplicadas. Com certeza, em 2011, essas variedades poderão ser plantadas em áreas comerciais”, informa.
As novas variedades
IACSP95-5094: adequada para o período de maio a setembro, adaptada a solos de média fertilidade quando colhida em início de safra e com perfil responsivo quando colhida no período de inverno. Apresenta alto teor de sacarose e elevado potencial produtivo. Avaliada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Tocantins.
IACSP96-2042: adequada para o período de julho a novembro, quando apresenta elevada sacarose. Adapta-se muito bem à região de cerrado. Avaliada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Tocantins.
IACSP96-3060: variedade com período de utilização industrial longo. Pode ser colhida de abril a outubro, adaptada a solos de média fertilidade em todo esse período. Apresenta elevadíssimo teor de sacarose e elevado potencial produtivo. Avaliada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Tocantins.