Mercado

Moagem de cana do Centro-Sul chega a 379,97 mi de toneladas

Dados divulgados pela Unica, informam que no acumulado desde o início da safra, a moagem de cana da região Centro-Sul totalizou 379,97 milhões de toneladas. A moagem de cana pelas unidades produtoras da Região Centro-Sul do País atingiu 41,89 milhões de toneladas na segunda quinzena de agosto.

Segundo o Diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, as condições excepcionais para a colheita da cana indicavam um crescimento da moagem na segunda quinzena de agosto, mas o que observamos foi uma retração no volume diário processado pelas unidades produtoras. “Isso ocorreu, principalmente, em função da proibição de queima da cana por vários dias em São Paulo e do aumento do teor de fibra na matéria prima colhida,” acrescentou.

Devido aos baixos índices de umidade relativa do ar, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) proibiu a queima da palha da cana-de-açúcar, em qualquer horário. O ápice da suspensão ocorreu a partir do dia 23, quando a proibição estendeu-se a todos os municípios canavieiros paulistas, dificultando a manutenção do ritmo de moagem que vinha sendo observado.

A proibição da queima também intensificou o aumento da fibra na cana-de-açúcar. Dados apurados pelo Sistema ATR (Consecana – SP) em 10 de setembro indicam um teor de 13,95% de fibra na cana amostrada no Estado de São Paulo na última semana de agosto, crescimento de 8,81% em relação ao valor observado no mesmo período da safra 2009/2010.

A elevada quantidade de fibra na cana prejudica a moagem e a produção, pois reduz a eficiência de extração de caldo pelas moendas e diminui a capacidade de moagem nas unidades que estão operando próximo do limite diário de processamento.

O impacto só não foi ainda maior devido ao alto índice de colheita de cana crua, sem uso de fogo. Mais de 70% da cana própria das unidades produtoras de São Paulo já é colhida dessa forma, com o uso de máquinas. As unidades mais afetadas pelas perdas são as que dependem em grau mais elevado de cana de fornecedores.