Mercado

Modelo da Fórmula Future é atração da Fenasucro&Agrocana

Um carro de corrida da Fórmula Future Fiat, categoria idealizada e apadrinhada pelo piloto Felipe Massa, é uma das atrações da Fenasucro&Agrocana, que termina hoje (3), em Sertãozinho, SP. Com 160 hp (cavalos de potência), o motor movido a etanol é capaz de atingir uma velocidade final acima de 200 km/h.

“A idéia é mostrar de forma interativa que a velocidade pode estar conectada com menos emissões. E o automobilismo é maneira perfeita de agregar estes valores, revelar ao público que quando se comprar um carro flex usa-se a mais moderna tecnologia das pistas de corrida,” afirma Leandro Pampin, gerente de Marketing da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar).

Segundo a Unica, o etanol reduz em até 90% os gases causados do efeito estufa quando comparados à gasolina. A Fórmula Future Fiat conta com carros franceses zero quilômetro, equipados com motores FPT Powertrain Technologies. A categoria proporciona aos pilotos um carro com o que há de mais moderno.

Pampin lembra que é cada vez maior o número de categorias e modalidades de competições que utilizam o etanol. A Fórmula Indy usa o combustível desde 2007. No início de 2010, a principal categoria nacional, a Stock Car, optou pelo etanol. O Rally Dakar também já aderiu ao biocombustível da cana.

O carro está exposto no estande do Projeto AGORA, capitaneado pela Unica. Lá, o visitante também terá informações sobre todo o trabalho desenvolvido e outros programados pela maior iniciativa de comunicação e marketing da cadeia produtiva da cana no Brasil e no mundo. Dentre as ações futuras, destaque para o Estudo de Municípios Canavieiros e o segundo Prêmio TOP Etanol.

“Estamos a pleno vapor com as oficinas dos Estudos dos Municípios Canavieiros, uma iniciativa na qual os estudantes do ensino médio e fundamental podem ter de fato uma noção do que representa a indústria da cana na sua comunidade”, afirma Nayana Rizzo, assessora de Relações Institucionais da Unica e coordenadora do Projeto AGORA.

Ela informa ainda que na segunda edição do Prêmio TOP Etanol haverá a inclusão da categoria “Inovação Tecnológica” além das já existentes (Jornalismo, Fotografia, Trabalhos Acadêmicos e Personalidades). “Em Inovação Tecnológica premiaremos a melhor solução da indústria automotiva para a tecnologia Flex”, diz.