Como parte de um lançamento mundial, a multinacional dinamarquesa Danfoss trouxe ao Brasil, durante a 21ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), de São Paulo (SP), o VLT Filtro Ativo Avançado AAF 005, que reduz a distorção de tensão e corrente na rede elétrica industrial com cargas não-lineares (que usam conversores de frequência) para, no máximo, 5%. Atualmente, conversores discretos com filtragem standard – bobinas na entrada ou no barramento – mantêm este índice próximo de 50%. A informação é do gerente de marketing regional para a Divisão de Drives da Danfoss América Latina, Marcos Hideto Mori.
Segundo ele, o novo filtro proporciona, desta forma, economia no gasto com energia e melhoria da potência e vida útil do sistema ao mesmo tempo em que evita o aquecimento dos transformadores e cabos, perdas adicionais, funcionamento errático de equipamentos eletrônicos e todos os prejuízos financeiros relacionados. Em alguns casos um dispositivo parado pode custar milhares de reais por hora.
Qualquer instalação trifásica pode ser beneficiada pelo filtro. Também é possível economizar em investimentos nos transformadores, pois o tamanho do mesmo pode ser menor, segundo ele. O AFF 005 conta com um circuito de potência a semicondutor e uma eletrônica de controle com sensores de corrente que geram harmônicas negativas de igual amplitude e frequência que praticamente anulam as harmônicas originalmente geradas na rede elétrica.
De acordo com a empresa, o produto pode ser instalado imediatamente depois do transformador principal, para mitigação dos problemas em todo o sistema; na saída de transformadores de departamentos específicos do cliente, para mitigação setorizada; ou mesmo no ramo de alimentação de uma carga não-linear em particular. Podendo ser útil em projetos ou em instalações já existentes, o lançamento da Danfoss também se destaca frente aos similares disponíveis no mercado brasileiro pela qualidade resultante do processo de fabricação automatizada realizada em Loves Park, no estado americano de Illinois.
“A Danfoss é líder mundial em desenvolvimento e fabricação de controles eletromecânicos e eletrônicos. Lançamos no Brasil componentes já consagrados e tradicionais, como os conversores de frequência, e acreditamos que o AFF 005 vai dar ainda mais visibilidade ao nosso portfólio. Este filtro também se destaca tecnologicamente porque, diferente de alguns modelos concorrentes, não gera ressonância no sistema – o que pode causar danos aos dispositivos instalados”, afirmou o gerente de marketing regional para a Divisão de Drives da Danfoss América Latina, Marcos Hideto Mori.
Estas ressonâncias são causadas quando harmônicas de alta frequência são geradas de volta para a rede com o objetivo de anular a distorção, mas em uma faixa de frequência mais estreita, o que acarreta uma amplitude muitas vezes maior, lembra o gerente.