Mercado

Engenheiro fala da importância da análise de vibração em máquinas rotativas

A aplicação da Manutenção Preditiva promove o aumento da produtividade da planta e a redução dos custos da manutenção. No setor sucroenergético isto significa a eliminação das paradas de produção não-programadas devido à quebra de máquina durante a safra e, na entressafra. A opinião é do engenheiro Anderson Andrade Trigo, diretor executivo da Spectra. Esse e outros temas serão discutidos durante o curso de Análise de Vibração da Spectra que acontecerá de 27 a 30 de julho, em Dourados (MS).

Durante o evento, segundo o engenheiro, serão discutidos os conceitos básicos até às técnicas e tecnologias avançadas em Análise e Diagnóstico de Vibração em Máquina Rotativas, tais como: Medições de Nível Global, Análise de Severidade da Vibração e Aplicação da Norma Técnica ISO 10816, Análise Espectral e Diagnóstico de Defeitos em Geral, Sensores de Vibração, Espectro de Envelope e CEPSTRUM, aplicação de exercícios e demonstrações práticas em bancada de teste.

A duração do curso é de quatro dias ou 32 horas e é totalmente apostilado. “O primeiro objetivo do curso é a qualificação dos Recursos Humanos da área de manutenção com a incorporação de conceitos que infelizmente não são abordados com detalhes na escolas técnicas e de engenharia. Atingido este objetivo estaremos promovendo uma grande e significativa mudança cultural no setor sucroenergético tornando-o ainda mais competitivo no cenário internacional”, finaliza.