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Gestão de pessoas garante sobrevivência

Muitas usinas do setor sucroenergético perceberam ao longo dos anos que os pilares da sustentabilidade são as pessoas e a natureza. Com a Usinas Itamarati, do Mato Grosso, não foi diferente. Ela completará no dia 12 de outubro, seis anos de uma gestão de pessoas baseada na união, motivação e no comprometimento. Na liderança da empresa está o executivo Sylvio Coutinho, diretor presidente que assumiu em 2004 o desafio de reerguer a empresa que atravessa uma importante crise financeira. Quando assumiu o controle da Itamarati, a unidade não tinha gestão profissionalizada. “Administrar é diferente do que conduzir um carro já que envolve técnicas, habilidades e muitas pessoas que comunguem o mesmo objetivo. Por isso implantamos na época o TQC – Total Quality Control, modelo de gestão desenvolvido nos Estados Unidos mas baseada na experiência de sucesso implantada na década de 50 no Japão pós guerra. Na época que chegou na empresa, Coutinho explica que os funcionários estavam muito desmotivados. Através do Ciclo de Controle de Qualidade, deu se início a implantação do TQC. “Houve aceitação total porque a filosofia do TQC é garantir a sobrevivência da empresa e a garantia do funcionário e de sua família. Eles foram treinados com cursos e diálogos. Com o espírito de garantia de sobrevivência implantamos dentro de um processo participativo o PPE – Programa de Produção Econômica, voltado para redução de custos”, reforça.

Em 2004, quando foi realizada a primeiro plano de metas, havia intenção de se reduzir R$ 70 milhões em custos para o ano seguinte. “Obtivemos R$ 73 milhões. Esse plano é realizado anualmente e em 2009 conseguimos reduzir R$ 54 milhões”.

Segundo o executivo, com o Programa de Qualidade Total há melhorias contínuas de qualidade, custos e atendimento. “Para ter uma empresa competitiva temos que ter três condições básicas: um produto com custos reduzidos, de excelente qualidade e atendimento, comprometendo se com o cliente garantindo qualidade, quantidade e prazo. Internamente esse conceito também é válido e todos têm espírito de fornecedor e cliente. Aqui valorizamos a idéia dos colaboradores”, reforça.

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