O novo coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético, é Luiz Custódio Cotta Martins, que preside o Sindicato do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais – Siamig/Sindaçucar-MG. O cargo de líder do Fórum era ocupado por Anísio Tormena, que faleceu há um mês de acidente de carro.
Custódio terá um mandato de transição de um ano, até junho de 2011, quando nova eleição será agendada pelos representantes do Fórum. Em entrevista à Udop, uma das entidades que participou da votação, o executivo explicou que defende uma alternância de poder e disse que após seu mandato, quer que novas vozes assumam a entidade.
Dentre os principais desafios a serem enfrentados pelo Fórum Nacional Sucroenergético, na visão de Luiz Custódio, está a continuidade do trabalho de conscientização dos candidatos a cargos eletivos do legislativo (deputados) e executivo (governadores e presidente), já que vivemos um ano político. “Queremos continuar o trabalho que o amigo Anísio Tormena tinha de estreitar os laços com os candidatos e expor nossas demandas (do setor) a estes candidatos”, explicou.
Segundo ele, alguns desafios são, trabalhar uma reforma tributária para o etanol, diminuindo-se as alíquotas para o biocombustível e aumentando as alíquotas para os combustíveis fósseis. “Vamos engrossar cada vez mais as discussões para uma alíquota única de 12% do etanol em todos os estados da federação, a exemplo do que São Paulo fez há alguns anos”, destacou.
Para o mercado externo, o principal desafio é abrir mercado para o etanol em mais e mais países, tornando o produto uma commodity e derrubando a sobretaxa norte-americana ao biocombuistível brasileiro.
“Já dentro do país queremos continuar discutindo muito fortemente as questões que envolvem o mercado de trabalho e práticas trabalhistas, e as questões ambientais, de sustentabilidade, além de acompanhar de perto a reforma do novo código florestal”, finalizou o novo líder. (Com informações da Udop)