Mercado

Cana segue avançando sobre os laranjais em SP

Duas pesquisas divulgadas na 32ª Semana da Citricultura, em Cordeirópolis (SP), apontam que produtores paulistas estão desmotivados com a laranja, avaliando reduzir a área em favor principalmente, da cana. Além da baixa remuneração ao produtor, os custos adicionais e prejuízos gerados pelo ataque das doenças cítricas tem desanimado o setor.

Segundo pesquisa do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, importante região citrícola de São Paulo, 38% dos citricultores afirmaram que estão diminuindo seus pomares. E desses, 51% disseram que estão arrendando parte de suas terras para o setor canavieiro.

Levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) também apontou resultados semelhantes em várias regiões do Estado. Na região central, onde estão os produtores ligados ao sindicato de Ibitinga, haverá redução de 2% na área.

Dados oficiais apontam que a área dedicada à laranja no Estado de São Paulo, já caiu 23% na última década, para cerca de 700 mil hectares, com muitos laranjais cedendo espaço para a cana. Com a bioenergia, o plantio praticamente dobrou passando para mais de 4 milhões de hectares.

Para o Cepea, a oferta da fruta no Estado só não foi reduzida drasticamente na última década, porque a produtividade cresceu 25%, especialmente com novas tecnologias de cultivo, como o plantio adensado.