Mercado

Especialista fala sobre a expansão da cana em GO

“A Expansão da Cana de Açúcar em Goiás e Controle de Impactos Ambientais”, será um dos temas do Seminário Comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 10 de junho, no Clube de Engenharia de Goiás, em Goaiânia. A doutora Selma Simões de Castro, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás será responsável pela palestra.

Selma Simões de Castro, em parceria com Raphael de Oliveira Borges e Rosane Amaral desenvolveram o “Estudo da Expansão da Cana-de-açúcar no Estado de Goiás: Subsídios para uma Avaliação do Potencial de Impactos Ambientais”. Na conclusão do trabalho desenvolvido em 2007, ao analisarem os declives dos terrenos, os solos e seus potenciais para o plantio, excluídas as Unidades de Conservação e as Áreas Prioritárias para Conservação, os especialistas concluíram que mais da metade do território goiano (cerca de 60%) contém solos com elevada a moderada aptidão agrícola para a cultura da cana e relacionada principalmente a latossolos, argissolos e cambissolos.

Segundo o trabalho, considerando a área total do estado em pouco mais de 341 mil Km2 e a área que tais solos ocupam, cerca de 117 mil Km2 respondem pelo alto potencial e cerca de 85 mil Km2 pelo moderado potencial.