A Coplacana – Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo e a Afocapi – Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, através do projeto de Lazaro Armando Cardoso, receberam nesta segunda-feira (24) o Prêmio Andef de Mérito Fitossanitário em São Paulo. O prêmio Mérito fitossanitário premiou a Coplacana em duas categorias através do ECOAÇÃO, projeto de responsabilidade ambiental e pelo Uso correto e seguro de defensivos agrícolas, trabalho que envolve palestras e treinamentos junto aos produtores. Os prêmios da Coplacana foram recebidos pelo presidente da entidade, José Coral. Lazaro Armando Cardoso, biólogo e técnico agrícola da Afocapi foi premiado na categoria profissional pelo projeto de sistematização desenvolvido na colheita mecanizada.
Sobre o evento
A festa prestigia os melhores projetos de educação e responsabilidade socioambiental no campo, desenvolvidos em 2009 por nove indústrias de defensivos agrícolas, 14 cooperativas, 6 revendas de produtos e quatro centrais de recebimento de embalagens.
O Prêmio é realizado pela Andef, Associação Nacional de Defesa Vegetal, com parcerias do inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias; da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras; e da Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agropecuários.
Os projetos são divididos nas categorias Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Uso Correto e Seguro de produtos fitossanitários.
As iniciativas que concorreram à premiação foram julgadas por uma Comissão coordenada pela Fealq – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. Compõem o grupo professores de Universidades, representantes do IBAMA, Ministério da Agricultura, Senar, Secretaria de Saúde e de órgãos estaduais de Defesa Agropecuária.
Responsável por diversos trabalhos com este escopo, o setor de defensivos agrícolas colocou no campo, no ano passado, centenas de técnicos e instrutores, a fim de disseminar conhecimento e cultura aos produtores rurais e suas famílias. Apenas em 2008, os projetos das empresas associadas à Andef atingiram diretamente 582.456 pessoas. Já as atividades de extensão rural – palestras, dias de campo e treinamentos – atingiram 9.130.612 pessoas.